21 de mai. de 2011

1ª escola sustentável do país

Foi inalgurada, nesta sexta-feira (20/05/11), em Santa Cruz no Rio de Janeiro, a primeira escola totalmente sustentável do Brasil e da América Latina. Construída dentro dos padrões da certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), o colégio vai oferecer a modalidade Ensino Médio Integrado para Técnico em Administração. A criação da unidade é uma parceria com a Thyssenkrupp CSA.


A unidade recebeu investimentos de R$ 11 milhões, utilizados em mais de 50 medidas para o melhor aproveitamento dos recursos naturais e eficiência energética. A construção em formato de catavento, para aproveitamento da circulação do ar e consequente redução de energia com refrigeração; o emprego de material ecologicamente correto na construção; sistema de aproveitamento de água de chuva; utilização de lâmpadas “led”; coleta de lixo seletivo; e espaço para reciclagem, são algumas dessas ações. A escola aguarda, agora, a finalização do processo de aprovação pela entidade internacional Green Building Council (Conselho de Construções Verdes).

 O colégio possui, entre os pontos de destaque, ecotelhado, que é uma vegetação especial para diminuir a absorção de calor e reabsorver a água da chuva. Outros itens, como ecopavimento para o estacionamento, borda da piscina que reduz a absorção de calor e piscina com acessibilidade total para deficientes também fazem parte das medidas de sustentabilidade existentes na unidade escolar.

Dentro das atividades da escola está a formação de um modelo de empresa que ajudará os jovens a conhecerem mais o processo empresarial. A W. Heine S.A. tem a presidente, vice-presidentes, auditores, RH, setor financeiro e comercial entre os alunos do colégio. Para o “presidente” Murillo Monte, de 15 anos, eles vão criar uma bolsa sustentável para a Copa de 2010.

- O objetivo da “empresa” é trabalhar com produtos sustentáveis que reduzam o impacto ambiental. Com isso, já estamos aprendendo administração na prática – disse o estudante.

A aluna Thays Fernanda Soares Moreira, de 15 anos, moradora de Jacarepaguá, resolveu ingressar no colégio porque sempre quis cursar o técnico em Administração.

 

- O espaço aumenta o nosso interesse pelos estudos. As aulas integradas também são uma novidade para mim. São dinâmicas e mais divertidas.

A xará Thays Santana, da mesma idade, disse que esperou muito pelo momento da inauguração do colégio. Revelou, ainda, que está feliz em poder usar a tecnologia oferecida pela escola, uma novidade para ela.


- Estudar em uma escola com toda essa tecnologia e cuidado com o meio ambiente vai ajudar na minha vida profissional e pessoal. Agora, em casa, eu já me preocupo em economizar. Não posso ver uma lâmpada acesa sem necessidade - contou.

Também estiveram presentes ao evento, o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, representando o prefeito Eduardo Paes; o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Educação, José Sartini; o coordenador de projetos da Seeduc, Sérgio Menezes; a diretora do unidade, Terezinha Lauermann; e o vice-presidente financeiro da Thyssenkrupp CSA,  Rodrigo Tostes; entre outros convidados.

Certificação LEED
O LEED é uma certificação para edifícios sustentáveis concedida pela U.S. Green Building Council, uma entidade sem fins lucrativos de empresas líderes no ramo da construção, para as estruturas que atingem determinados critérios de racionalização no uso e administração de recursos como água e energia, entre outros.
O selo específico para escolas, no entanto, apresenta duas outras exigências: a apresentação de um relatório ambiental da qualidade do solo, para que não seja perigoso à saúde das crianças, e o tratamento acústico nas salas de aula, corredores e ambientes internos próximos às salas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar