7 de ago. de 2012

NASA comemora pouso da nave Curiosity em Marte

A Agência Espacial Norte-americana (NASA) divulgou um vídeo de baixa resolução que mostra a aterragem do rover Curiosity em Marte.


A NASA refere que estas imagens são apenas um «aperitivo», garantindo que o vídeo em alta resolução será exibido mais tarde. As imagens de alta resolução serão enviadas para a Terra dependendo das prioridades, pelo que ainda poderá levar alguns dias até que estas estejam disponíveis.

O Curiosity aterrou com sucesso na madrugada de segunda-feira após uma viagem de oito meses até ao Planeta Vermelho.

A aterragem era considerada uma manobra de alto risco, uma vez que o Curiosity pesa uma tonelada e a atmosfera de Marte, menos densa que a da Terra, oferece pouca fricção para abrandar o aparelho.

Para já, a missão está a ser um sucesso e ontem foram divulgadas as primeiras fotos tiradas pelo Curiosity.

O Curiosity deverá levar a cabo uma missão de dois anos em Marte. Alimentado por um gerador nuclear, tentará descobrir se o ambiente marciano foi propício ao desenvolvimento da vida microbiana.

Para tal, o robô possui numerosas ferramentas, entre as quais um mastro com câmaras de alta definição e um laser para estudar alvos até sete metros.

Outros instrumentos procurarão moléculas de metano, um gás frequentemente ligado à presença de vida, já detetada em Marte em várias ocasiões por uma sonda norte-americana em órbita. O robô poderá também furar o solo para fazer recolha de amostras e analisá-las.

A missão do Curiosity foi definida como "absolutamente crucial" para determinar se os terrestres estão sozinhos no universo, como Marte se transformou em planeta árido e preparar o eventual envio de seres humanos para o planeta vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar