1 – É a Planta de crescimento mais rápido no planeta! Algumas espécies podem crescer até 1 metro por dia. Ao contrário das arvores o bambu apresenta crescimento apenas no sentido vertical, nascendo com determinado diâmetro e chegando ao fim de seu ciclo de vida com esse mesmo diâmetro. As plantas atingem a altura máxima aos 6 meses e maturação depois dos 3 anos.
2- O Bambu é considerado um elemento crítico no balanceamento entre oxigênio e dióxido de carbono na atmosfera. Com seu rápido crescimento, ele tem a capacidade de mais rapidamente reflorestar áreas devastadas pelo desmatamento, além de gerar mais oxigênio que as demais lenhosas. Ele diminui ainda a intensidade de luz e protege contra os raios ultravioletas, atuando como um purificador atmosférico e dos solos.
3 – O Bambu é um recurso natural resistente. Ele pode ser colhido(cortado) anualmente. O bambu foi responsável pelo primeiro reflorestamento em Hiroshima pós Bomba atômica em 1945.
4- O Bambu é uma opção viável para a madeira ele é um dos materiais mais resistentes para construção. A Força de tensão do bambu é cerca de 20% superior a do ferro. Nos países tropicais é possível se construir uma casa inteira estruturada por bambus.
5- O bambu é versátil por seu curto ciclo de crescimento. Existem aproximadamente 1500 espécies de bambu em todo planeta. A sua diversidade faz com que o mesmo se adapte a vários meio ambientes. Ele pode ter seu primeiro corte entre 3 e 5 anos de seu plantio. As lenhosas levam,dependendo da espécie, de 10 a 20 anos para poderem ser cortadas. O bambu tolera ainda altos índices de precipitações pluviométricas.
6- O Bambu pode ter extremo impacto na economia. Este junto ás indústrias ao qual está ligado, já proporciona renda, alimentação e moradia para mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo. Governos como os da índia e China possuem juntos reservas florestais de aproximadamente 20Milhões de Hectares de bambu e começaram a forçar a atenção nos aspectos econômicos da produção de bambu.
7- O Bambu é uma fonte renovável para produtos agroflorestais. Ele é um recurso natural de alto rendimento e aproveitamento:compensados de bambu são utilizados em paredes e pisos como revestimentos;sua polpa serve como matéria prima na produção de papel e celulose; o caule em si pode ser utilizado na construção de casas.
8- O Bambu é uma ferramenta para conservação dos solos. Suas propriedades anti-erosivas,através de seu sistema radicular,criam uma eficiente defesa ao “custura” os solos deixando-os compactados e coesos ao longo das frágeis margens de rios, áreas desmatadas e em lugares propícios a terremotos e deslizamentos de terra. O bambu reduz significativamente a evasão das águas das chuvas, o que previne a erosão do solo.
9 –Importante para matas ciliares,áreas de erosão e contensão de encostas.
10- Designada como mata 1(inicio de reflorestamento). Tem raízes superficiais, sementes de outras plantas que caem, nascem por baixo da raiz do bambu ocupando seu espaço e removendo posteriormente o bambu da área em questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário