27 de mar. de 2014

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS

Alimentos termogênicos são aqueles que aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura corporal. Esses alimentos ajudam no emagrecimento, pois o corpo queima calorias ao voltar para a sua temperatura normal.
Existe uma grande variedade de alimentos termogênicos, os principais são:
  •  Gengibre: O gengibre pode ser utilizado como tempero na preparação de carnes e pratos quentes, na forma de chá ou batido com frutas. Esse alimento acelera em 20% o metabolismo, e segundo os nutricionistas 2 lascas de gengibre por dia são suficientes para uma dieta saudável.
  •  Pimenta Vermelha: Esse tipo de pimenta melhoram a circulação, a digestão e aumentam a temperatura corporal. Esse alimento pode ser utilizado como tempero de pratos quentes e em saladas.
  •  Vinagre de maçã: O vinagre de maçã aumenta a temperatura corporal, e deve ser ingerida uma colher de chá 2 vezes ao dia.
  •  Alimentos Ricos em ômega 3: Esse alimentos aumentam o metabolismo basal, queimam calorias e eliminam o excesso de líquido no corpo. Ômega 3 está presente em peixes como a sardinha e o salmão, e em sementes de linhaça.
  •  Chá verde: O chá verde acelera o funcionamento do metabolismo e possui inúmeras propriedades terapêuticas.
Outros alimentos termogênicos são a couve, mostarda, laranja, café, brócolis, acelga, bacalhau e peru.




O vinho, e outras bebidas são a maior enganação quanto ao aumento de temperatura. Na verdade, as bebidas com álcool poderão retirar a sensação de frio, mas não aumentará sequer 1 grau da temperatura central (interna) do corpo, muito pelo contrário, ele ocasiona o resfriamento.
Vamos entender o porquê disso: Naturalmente nosso corpo possui mecanismos naturais de Vasoconstrição e Vasodilatação (um é o contrário do outro). Entre outras coisas, ambos ajudam na termoregulação do corpo. O primeiro, provoca a contração dos vasos sanguíneos fazendo com que o calor corporal seja conservado. A vasodilatação dilata os vasos e favorece a perda de calor para fora do corpo. Estes mecanismos são naturais, porém várias substâncias e medicamentos, podem ter efeitos dilatadores ou constritores no nosso organismo.

O vinho (e toda bebida alcoólica) age como um vasodilatador, ou seja, aumenta do diâmetro dos vasos sanguíneos, fazendo o sangue fluir pelas artérias mais facilmente, provocando perda de calor e num primeiro momento causando o aquecimento da periferia do corpo, o que acelera a perda de calor e a hipotermia dos órgãos. Esse calor que está sendo perdido provoca uma falsa sensação de aquecimento.
Uma curiosidade: 
Se em um dia frio, uma pessoa que ingeriu bebida cair no mar, por exemplo, ela tem menos chance de sobreviver, pois, ela perderá o calor muito mais rápido e seus órgãos logo entrarão em estado de hipotermia. Ao contrário do que se pensa, pessoas embriagados não devem tomar banho frio!

Outra curiosidade:


Água gelada ajuda a emagrecer, sim! O líquido joga no time dos alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo. E a explicação é simples: para igualar a água à temperatura do corpo (cerca de 36°), o organismo precisa fazer mais esforço e assim, gasta mais energia.

“Um copo de água gelada faz o organismo gastar cerca de 10 calorias para fazer o líquido ficar com a mesma temperatura corporal”, explica o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). E os benefícios da água não param por aí. Ela hidrata o corpo,mantém o bom funcionamento de todos os órgãos, faz bem para a pele, para os cabelos e previne a celulite
Calcula-se que 8 copos de água por dia conseguem eliminar cerca de 100 calorias. Essa quantia equivale a dois litros de água, ou seja, o mínimo recomendado para hidratar o corpo em dias quentes e, principalmente, frios. É nos dias mais gelados que o corpo costuma ressentir a desidratação, já que perde menos água e a sede diminui.
Preste atenção nos sinais do seu corpo. Há vezes em que aquela sensação de fome pode ser sede. A dica é beber água sempre que sentir um vazio no estômago e antes de ingerir calorias desnecessárias. Outra dica: beber água, de preferência gelada, meia hora antes das principais refeições. Um estudo comprova que o líquido libera um hormônio relacionado à saciedade, ou seja, menos compulsão na hora de comer e até dois quilos eliminados em um mês. O fato de estar gelada pode potencializar o resultado!

Apesar dos inúmeros benefícios, a água gelada não é suficiente para atingir a meta de peso ideal. Invista em atividades físicas, uma alimentação balanceada e turbine os resultados com o consumo diário de dois litros de água ou uma quantidade perfeita para o seu corpo. Para calcular, basta multiplicar 30 ml pelo seu peso (30 mililitros x 73 quilos,  por exemplo = 2,2 litros de água por dia).

21 de mar. de 2014

INTELIGÊNCIA EM PLANTAS


Na luta contra os parasitas, uma planta sacrifica suas próprias sementes de forma seletiva, agindo de acordo com suas chances de sobrevivência.

Isso mostra que as plantas também são capazes de tomar decisões complexas.

A descoberta dessa "inteligência vegetal" surpreendente acaba de ser divulgada por cientistas do Centro Helmholtz para Pesquisa Ambiental e da Universidade de Gottingen, ambos na Alemanha.

O estudo envolveu a uva-espim (Berberis vulgaris), também conhecida como barberry, espinho vinhoso ou espinheiro-vinhedo.

As observações mostraram que a planta é capaz de interromper o crescimento das suas próprias sementes para prevenir a infestação de parasitas.

E ela não faz isso de forma simples ou radical - seu comportamento é complexo, o que torna esta a primeira prova ecológica de um comportamento complexo em plantas.

O estudo indica que a planta tem uma memória estrutural, sendo capaz de diferenciar entre condições internas e condições do ambiente, bem como de prever futuros riscos.


Mais em: 

1 de mar. de 2014

DESCARTANDO O BIG BANG

 
No modelo atual, quanto mais nos dirigimos ao passado, aproximando-nos do momento do Big Bang, mais forte a geometria do espaço-tempo se curva, até chegar a uma singularidade, um termo que descreve condições nas quais as leis físicas não estão definidas.

No cenário do Big Bang, conforme o tempo vai passando a curvatura do espaço-tempo vai aumentando, tornando-se infinitamente grande, até chegar ao "universo plano" atual.

O professor Wetterich, porém, acredita que é possível ver o quadro todo de um ângulo diferente.

Se as massas de todas as partículas elementares aumentam ao longo do tempo e a força gravitacional diminui, então o Universo também pode ter tido um início lento e muito frio.

Nesse ponto de vista, o Universo "sempre existiu" - estende-se temporalmente ao infinito - e sua "situação inicial" era praticamente estática.

O cientista considera que os primeiros eventos que são indiretamente observáveis hoje não estão no bilionésimo de bilionésimo de bilionésimo de segundo após o Big Bang - eles se estendem a algo em torno de 50 trilhões de anos atrás.

"Não existe mais uma singularidade neste novo quadro do cosmos," resume ele, singularidade que sempre foi um elemento incômodo porque nele as leis da física não funcionam, não há explicação do porquê da explosão e se mantém a insistente questão sobre o que existia antes.
 

Compartilhar