Alimentos termogênicos são aqueles que aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura corporal. Esses alimentos ajudam no emagrecimento, pois o corpo queima calorias ao voltar para a sua temperatura normal.
Existe uma grande variedade de alimentos termogênicos, os principais são:
- Gengibre: O gengibre pode ser utilizado como tempero na preparação de carnes e pratos quentes, na forma de chá ou batido com frutas. Esse alimento acelera em 20% o metabolismo, e segundo os nutricionistas 2 lascas de gengibre por dia são suficientes para uma dieta saudável.
- Pimenta Vermelha: Esse tipo de pimenta melhoram a circulação, a digestão e aumentam a temperatura corporal. Esse alimento pode ser utilizado como tempero de pratos quentes e em saladas.
- Vinagre de maçã: O vinagre de maçã aumenta a temperatura corporal, e deve ser ingerida uma colher de chá 2 vezes ao dia.
- Alimentos Ricos em ômega 3: Esse alimentos aumentam o metabolismo basal, queimam calorias e eliminam o excesso de líquido no corpo. Ômega 3 está presente em peixes como a sardinha e o salmão, e em sementes de linhaça.
- Chá verde: O chá verde acelera o funcionamento do metabolismo e possui inúmeras propriedades terapêuticas.
Outros alimentos termogênicos são a couve, mostarda, laranja, café, brócolis, acelga, bacalhau e peru.
O vinho, e outras bebidas são a maior enganação quanto ao aumento de temperatura. Na verdade, as bebidas com álcool poderão retirar a sensação de frio, mas não aumentará sequer 1 grau da temperatura central (interna) do corpo, muito pelo contrário, ele ocasiona o resfriamento.
O vinho (e toda bebida alcoólica) age como um vasodilatador, ou seja, aumenta do diâmetro dos vasos sanguíneos, fazendo o sangue fluir pelas artérias mais facilmente, provocando perda de calor e num primeiro momento causando o aquecimento da periferia do corpo, o que acelera a perda de calor e a hipotermia dos órgãos. Esse calor que está sendo perdido provoca uma falsa sensação de aquecimento.
Água gelada ajuda a emagrecer, sim! O líquido joga no time dos alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo. E a explicação é simples: para igualar a água à temperatura do corpo (cerca de 36°), o organismo precisa fazer mais esforço e assim, gasta mais energia.
“Um copo de água gelada faz o organismo gastar cerca de 10 calorias para fazer o líquido ficar com a mesma temperatura corporal”, explica o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). E os benefícios da água não param por aí. Ela hidrata o corpo,mantém o bom funcionamento de todos os órgãos, faz bem para a pele, para os cabelos e previne a celulite.
Calcula-se que 8 copos de água por dia conseguem eliminar cerca de 100 calorias. Essa quantia equivale a dois litros de água, ou seja, o mínimo recomendado para hidratar o corpo em dias quentes e, principalmente, frios. É nos dias mais gelados que o corpo costuma ressentir a desidratação, já que perde menos água e a sede diminui.
Preste atenção nos sinais do seu corpo. Há vezes em que aquela sensação de fome pode ser sede. A dica é beber água sempre que sentir um vazio no estômago e antes de ingerir calorias desnecessárias. Outra dica: beber água, de preferência gelada, meia hora antes das principais refeições. Um estudo comprova que o líquido libera um hormônio relacionado à saciedade, ou seja, menos compulsão na hora de comer e até dois quilos eliminados em um mês. O fato de estar gelada pode potencializar o resultado!
Apesar dos inúmeros benefícios, a água gelada não é suficiente para atingir a meta de peso ideal. Invista em atividades físicas, uma alimentação balanceada e turbine os resultados com o consumo diário de dois litros de água ou uma quantidade perfeita para o seu corpo. Para calcular, basta multiplicar 30 ml pelo seu peso (30 mililitros x 73 quilos, por exemplo = 2,2 litros de água por dia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário