27 de nov. de 2013

Glúten: indigerível e nutricionalmente inútil



Você notou o título desta postagem? Enquanto a notícia principal ainda não é de que o glúten é indigesto, vale a pena repetir até que  nossa população entenda que não é a "chave" do sucesso nutricional que muitos acreditam.

7 Mitos e Fatos sobre o glúten pouco conhecidos

Vejamos alguns argumentos comuns levantadas contra aqueles que evitam o  glúten e combatê-los com os fatos como os conhecemos:
Mito: trigo sempre foi usado. Claro que deve ser bom para nós!

FATO: Para 99,9% da nossa evolução, nossos ancestrais foram sem glúten. Nós não evoluímos para digerir o glúten. Ele só chegou 10.000 anos atrás.
♦ ♦ ♦
Mito:  Trigo ancião  foi  'bem' e não causou nenhum problema. É o trigo moderno que está criando problemas de saúde.
FATO: A declaração acima não é completamente falsa, particularmente no que se refere a problemas com o trigo moderno, mas vamos acabar com isso. O glúten como uma proteína é indigerível, devido à sua composição ímpar de quantidades elevadas de aminoácidos prolina e glutamina. A composição ou seqüenciamento desses aminoácidos, literalmente, é irreconhecível para nossas enzimas, que nós (todos os seres humanos, e não apenas aqueles de nós que são intolerantes ao glúten) é incapaz de digeri-lo adequadamente. A qualidade indigerível do glúten tem sido sempre o caso, independentemente de quão antigo o seu cultivo.
No entanto, o que é verdade é que o trigo moderno é pior. Segundo o Dr. Fasano, a quantidade de glúten por peso seco de grãos tem vindo a aumentar ao longo do tempo - é o dobro em poucos séculos. O resultado é que a natureza não digerível do grão piorou. Glúten agora engloba 30-40% do conteúdo total de proteína do trigo, quando, no passado, era a metade disso.
É claro que o recente problema do  trigo trasngênico acrescenta ainda um outro risco para a saúde, mas falarei sobre transgênicos em um post futuro.
♦ ♦ ♦
Mito: Uma dieta sem glúten pode ser perigoso, pois cria deficiências nutricionais.
FATO: De acordo com o Dr. Fasano, esta é uma citação direta: "O glúten é nutricionalmente inútil. Nós evoluímos como espécie sem glúten." Aqueles que alertam que uma dieta livre de glúten é perigosa, citam a falta de fibras e vitaminas, substâncias que são prontamente e mais beneficamente substituídas em uma dieta realmente saudável, independentemente do seu estatuto sem glúten. O fato de que muitos americanos não consomem uma dieta saudável é uma questão diferente. Mas culpar a falta de glúten como um componente da desnutrição, é temerário e falso.
♦ ♦ ♦
Mito: A genética determina as doenças que temos. Se está em seus genes e árvore genealógica, não há muito que você possa fazer sobre isso.
FATO: De acordo com o Dr. Fasano é o ambiente que influencia nossa genética, seja para  expressar uma doença ou dela permanecer dormente. E o intestino é o lugar onde a genética e o ambiente se encontram. Quando se trata de meio ambiente, não significa apenas sua dieta. Além do glúten e outras sensibilidades alimentares, os problemas também surgem do uso excessivo de antibióticos, poluição, produtos químicos, alimentos transgênicos e organismos infecciosos.
No entanto, nenhuma dessas coisas pode criar problemas se não tivermos problemas de permeabilidade em nosso intestinol. Os problemas de saúde que resultam de um intestino permeável incluem:
• alergias alimentares
• doenças autoimunes
• inflamação (conhecida para iniciar todas as doenças degenerativas)
• AVC
• câncer
• Doença de Alzheimer
• e muito mais.
Sim, o Dr. Fasano concorda comigo que a doença autoimune, muitas vezes começa a partir de um intestino permeável. Ele considera que estamos no meio de uma epidemia de doenças autoimunes, tais como asma, diabetes, esclerose múltipla, artrite reumatóide e doença celíaca . Esta epidemia, diz ele, foi tomando forma ao longo dos últimos 40 a 50 anos como o nosso estilo de vida tem ficado cada vez menos saudável, resultando em saúde do intestino comprometida.
Mudança genética pode ser responsável por esta "epidemia"? Não, o rápido aumento da doença autoimune se enquadra no ombro do nosso meio ambiente. Os fatos são que a mudança genética leva séculos, não anos. É o nosso ambiente que está mudando e desafiando-nos com substâncias com as quais não podemos manter um equilíbrio adequado.
♦ ♦ ♦
Mito: doença auto-imune é uma doença do sistema imune em que o sistema imunológico fica 'fora de controle' e começa a atacar o corpo. Não há cura para estas doenças, o único tratamento possível é drogas para suprimir o sistema imunológico.
FATO: Embora a Medicina Preventiva (medidas que impedem a manifestação da doença) ultrapasse de longe Medicina Intervencionista (tratamento quando a doença já ocorreu), o Dr. Fasano afirmou que se pode impedir o desenvolvimento de doenças autoimunes, abordando a saúde do intestino, intestino especificamente permeável. A investigação demonstrou que os genes para uma doença podem estar presentes juntamente com o promotor da doença (por exemplo, glúten em doença celíaca) e ainda a doença não se manifestará na presença de um intestino saudável.
O sistema imunológico só fica fora de controle na presença de um intestino não saudável, que permite a passagem de bandidos (de dentro do intestino, onde eles devem ser aniquilados e excretados para fora), para a corrente sanguínea, onde podem começar a sua destruição de várias partes do corpo.

É a perda da função de barreira intestinal rigidamente controlada, que inicia estas doenças, permitindo a passagem perigosa de várias moléculas e substâncias.
♦ ♦ ♦
Mito: celíaca afeta 1% da população. Isso é significativo, talvez, mas certamente não explica a grande quantidade de pessoas (40% da população), que "escolhem" seguir uma dieta livre de glúten e provavelmente estão apenas seguindo uma moda passageira. Não há nenhuma razão médica para o resto da população, ou seja, 99% deles,  comer sem glúten.
FATO: De acordo com o Dr. Fasano, glúten cria um intestino permeável em todo mundo que o come. O glúten ingerido, não é totalmente digerível como mencionamos anteriormente. Uma substância chamada zonulina é liberada, e o resultado é um intestino permeável. A conseqüência do glúten 'vazando' para a corrente sanguínea é irrelevante para 70 a 80% da população - aqueles que não estão reagindo ao glúten. Mas, para 20 a 30% da população, as consequências são muito graves - a doença ou a morte mais cedo, por falta de investigação.
O ponto é que, se 1% da população tem doença celíaca (esse percentual aumenta com o tempo - a taxa dobra a cada 15 anos, de acordo com a pesquisa de Fasano), e em seguida, 29% tem sensibilidade ao glúten, é só você fazer as contas. Pessoalmente digo que a porcentagem é  30% da população, se não mais, mas esta é a primeira vez que eu ouvi o Dr. Fasano fazer essa declaração abertamente.
♦ ♦ ♦
Mito: O glúten cria problemas intestinais. Se a sua digestão parece bem, você não precisa se preocupar com uma reação ao glúten.
FATO: O Dr. Fasano citou que é "redutor" chamar problemas com o glúten de uma desordem relacionada ao sistema gastrointestinal. O trato gastrointestinal é onde o sistema imunológico primeiro encontra o glúten, um inimigo, mas se a reação contra o glúten ocorre lá ou no cérebro, nas articulações, na pele, nos nervos, na tireóide, etc, depende da constituição genética do indivíduo.
O glúten provoca uma grande variedade de sintomas e condições. Portanto, se o seu médico cita o "mito" acima, de que o glúten só está relacionado com problemas no intestino ou ele se recusa a testá-lo para uma reação ao glúten, porque você não tem quaisquer sintomas digestivos, sinta-se livre para mostrar-lhe este post.
Espero que vocês tenham achado esse texto útil. Existem muitos "mitos" sobre glúten e espero que tenha servido para brilhar a luz da verdade em alguns deles. Sinta-se livre para compartilhar com o seu médico, amigos e familiares, especialmente qualquer um que te critica  sobre seu estilo de vida sem glúten.
Fonte:
Dr Vikki Petersen, DC, CCN
Founder of HealthNOW Medical Center Co-author of “The Gluten Effect”
Author of the eBook: “Gluten Intolerance – What you don’t know may be killing you!”
Original:
http://www.healthnowmedical.com/blog/2013/11/21/gluten-indigestible-and-nutritionally-useless/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar