Qual o objetivo do Ensino Médio brasileiro? Trata-se de um ciclo de preparação para a Educação Superior? Deveria preparar os jovens para a entrada no mundo do trabalho? Ou teria como objetivo oferecer uma formação geral, garantindo valores associados ao protagonismo juvenil, à ética e à cidadania? No seu formato atual, o Ensino Médio tende a abarcar uma imensidão de papéis e tarefas e acaba por não desempenhá-los de maneira satisfatória e completa. É inegável que esse segmento carece de uma nova proposta político-pedagógica. Dessa forma, o objetivo deste texto é fazer algumas observações sobre o Ensino Médio no Brasil de hoje traçando um diagnóstico da situação atual, apontando os entraves que se apresentam no caminho das mudanças e apresentando propostas que permitam tratar as diferentes funções dessa etapa de ensino de forma compatível com as características da população que ela deve atender. A preocupação tardia com o Ensino Médio passou a constar na agenda pública brasileira apenas a partir do movimento de universalização (também tardio) do Ensino Fundamental, no final dos anos 1990. Além disso, fatores associados a mudanças socioeconômicas, tecnológicas e culturais nas últimas décadas tornaram o Ensino Médio foco de atenção de governantes, de especialistas da Educação e de várias parcelas da sociedade. A diversificação dos processos de trabalho passou a demandar, além de conhecimentos técnicos, habilidades gerais associadas à capacidade de abstração. Portanto, é imperativa a formação de um jovem capaz de lidar com essas mudanças.
MAIS EM:
A pauta da Educação em 2015
MAIS EM:
A pauta da Educação em 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário