O filme Minority Report, é uma produção de 2002 dirigida por Steven Spielberg e estrelada por Tom Cruise, que apresentou um conceito utópico bastante interessante. Com a ajuda de humanos com capacidades paranormais de prever o futuro, a polícia de Washington conseguiu acabar com a criminalidade prendendo e punindo antecipadamente os acusados desses “pré-crimes”.
Acontece que a ficção científica pode não estar tão longe de nossos dias. Segundo o site BBC News, a polícia de Londres acabou de terminar um estudo que durou 20 anos e agora está testando um software que faz exatamente isso: tenta prever quais pessoas tem maior tendência de cometer crimes violentos.
O programa utilizado pela polícia londrina está sendo desenvolvido pela Accenture, maior empresa de consultoria do mundo e uma grande atuante no mercado de consultoria de tecnologia. Segundo Muz Janoowalla, diretora da divisão de Análise de Segurança Pública da empresa, há pouco recurso policial disponível e é necessário direcioná-lo eficientemente.
“O que o software faz é dizer quais são os indivíduos que têm maior probabilidade de cometer um crime e que deveriam ser focalizados pelos recursos limitados”
FONTE: TEC MUNDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário