7 de mar. de 2011

Ardeu ?

Ardência das pimentas



   




Os malucos por trivialidades vão adorar saber que a medição da “potência” de uma pimenta é apresentada segundo a ESCALA SCOVILLE, que gradua o teor de CAPSAÍCINA nas diferentes pimentas que conhecemos, vejamos:
( USco = Unidades Scoville )
0 –100 USco – PIMENTÃO E PIMENTAS DOCES
100 – 500 USco – PIMENTA CALABRESA
500 – 1000 USco – ANAHEIM
1000 – 1500 USco – PIMENTA ESPANHOLA
1000 – 2000 USco – ANCHO E PASILLA
1000 – 2500 USco – DEDO DE MOÇA
2500 – 5000 USco – JALAPEÑO
5000 – 15000 USco – PIMENTA MALAGUETA
15000 – 30000 USco – PIMENTA ARBOL
30000 – 50000 USco – TABASCO
50000 – 100000 USco – PIMENTA MURUPI
100000 – 350000 USco – SCOTCH BONNET
200000 – 300000 USco – HABANERO
Por volta de 16.000.000 USco – CAPSAÍCINA PURA
FONTE: POR QUE OS HOMENS TÊM TETAS ?
Aut.: Mark Lexner e Dr. William Goldberg
Editora Planeta do Brasil, 2006 – Pág 49

Tipos de Pimenta
- Pimenta Calabresa:É obtida a partir da desidratação e flocagem da pimenta vermelha. Muito usada na culinária brasileira, principalmente na elaboração de linguiças e outros embutidos, que ficam com um sabor mais picante.
- Pimenta Chile:Cultivada pela primeira vez no México, é uma das 150 variedades da malagueta. Usa-se seca, substituindo a pimenta vermelha fresca, mas com moderação, pois seu ardume é intenso, porém saboroso.
- Pimenta Habanero:Em forma de lanterna, é a mais forte das pimentas e seu sabor persiste bastante na boca. As cores variam entre amarelo, laranja e vermelho. Originária do Caribe e da costa norte do México, foi a primeira pimenta a ser cultivada pelos Maias. É usada fresca, seca ou em molhos bem diluída.
- Pimenta da Jamaica:Encontra-se em forma de baga, usada preferencialmente moída na hora. Aplica-se bem em conservas, marinadas, carnes de caça, charcutaria, doces, tortas e pudins, devido ao seu sabor pouco picante e ligeiramente adocicado.
- Pimenta de Cheiro:Esta é uma das duas principais pimentas usadas na culinária brasileira. Conhecida também como pimenta bode, típica da culinária baiana e nordestina.
- Pimenta do Reino:É a baga de uma trepadeira, cultivada nas regiões norte e nordeste do Brasil. É considerada a rainha das especiarias. Pode ser usada inteira ou moída na hora. É encontrada nas variedades branca, preta ou verde.
- Pimenta Caiena:É uma variedade da malagueta. Além de saborosa, é uma pimenta que concentra a maior quantidade de vitaminas. Em pó, é usada em pratos que pedem um sabor mais picante.
- Pimenta Cumari:Pimenta verde pequena, muito picante e ligeiramente amarga, vendida fresca e em conserva. É brasileira nativa, mas pode ser encontrada também na Itália.
- Pimenta Jalapeno:Pequena pimenta de sabor picante e coloração verde ou vermelha quando madura, sendo amplamente utilizada na culinária mexicana. Esta pimenta é muito popular não só pelo seu sabor mas também pela facilidade com que suas sementes são removidas.
- Pimenta Malagueta: Ideal para feijoada. Altamente picante, é uma das mais populares no país, medindo de 2 a 3 cm de comprimento.
- Pimenta Dedo-de-moça:Mais suave que a malagueta e ligeiramente mais picante que a jalapeno, é também bastante difundida no Brasil. Presta-se a uma grande variedade de pratos. Saborosa, integra molhos e acompanha peixes.
- Pimenta Síria:Usada para condimentar pratos da culinária árabe, como carne de esfiha, quibe, recheio de charuto, legumes, entre outros. 
Mais ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar